Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2022

A restituição é um valor que a Receita Federal devolve para quem já pagou mais imposto do que devia ao longo do ano.

Se você precisa declarar Imposto de Renda em 2022, cujo prazo vai de 07 de março a 31 de maio, pode ser que você esteja apto a receber o pagamento de restituição. Se esse for o seu caso, a restituição de Imposto de Renda 2022 vai estar em um dos cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

A restituição é um valor que a Receita Federal devolve para quem já pagou mais imposto do que devia ao longo do ano. O Leão entende que é direito dos contribuintes receber esse dinheiro de volta.

A forma mais comum dessa devolução acontece com trabalhadores que pagam Imposto de Renda Retido na Fonte, o IRRF, na folha de pagamento, todos os meses. Durante a análise da declaração, a Receita Federal pode entender que esse contribuinte já pagou o que devia de imposto e, por isso, devolve o valor pago a mais.

Esse pagamento é depositado na conta bancária informada na declaração. Para saber se você tem direito, basta fazer a consulta no portal oficial do Leão ou pelo site da Leoa. Explicamos tudo a seguir!

 

Calendário de restituição de Imposto de Renda 2022

Antes de partir para a consulta, você deve saber quando começa a ser paga a restituição do Imposto de Renda e conhecer o seu funcionamento. Quem determina a prioridade das entregas é o Leão. São priorizados os contribuintes que entregaram a declaração de IR primeiro, mas dentro da seguinte ordem:

·      Idosos com mais de 80 anos.

·      Idosos a partir de 60 anos.

·      Pessoas com doenças consideradas graves, deficiência física ou mental ou que tenham algum dependente nessas condições.

·      Contribuintes que têm o magistério como a maior fonte de renda.

·      Por ordem de entrega da declaração.

 

Como consultar a restituição de Imposto de Renda

Fazer a consulta de restituição de Imposto de Renda 2022 é muito simples e você pode realizá-la de dois jeitos:

·      pelo site da Leoa, informando CPF, data de nascimento, o ano desejado e o seu e-mail; ou

·      pelo site da Receita Federal, inserindo CPF, data de nascimento e o captcha solicitado.

Seja qual for o site escolhido, você saberá se tem restituição a receber e também se a sua declaração já foi processada ou se possui imposto a pagar.

Se você tiver valores a receber, estará em algum dos lotes que citamos na tabela acima. Se tiver imposto a pagar, deve quitar o DARF o quanto antes, caso não tenha pago ao finalizar a declaração do Imposto de Renda, pois ele possui um prazo de validade e o não pagamento pode gerar a cobrança de juros.

 

Qual o valor da restituição de Imposto de Renda?

O valor da restituição é atualizado pela taxa Selic e acumula depois do final do prazo de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, acrescido de 1% no mês do depósito. Isso significa que quem receber o valor só no último lote, por exemplo, terá a quantia devidamente ajustada no depósito em conta.

Caso a conta informada na declaração esteja errada ou desativada, pode acontecer de você não receber o pagamento.

Quando isso ocorre, o valor devido fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Você precisa reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento BB por meio do telefone 4004-0001, se você mora em alguma capital.

Se você mora fora da capital, o número é 0800-729-0001. Já o 0800-729-0088 é o número reservado para deficientes auditivos.

E, se você quiser o dinheiro na mão o quanto antes, também é possível antecipar sua restituição e receber o valor em até 48 horas. Com a Leoa, você pode fazer esse processo pelo site, sem sair de casa e sem precisar ir até um banco físico. O valor também entra diretamente na sua conta bancária.

Fonte:  REDE JORNAL CONTÁBIL

 

 


Voltar

Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

×