Empresa falida: entenda quando é possível abrir outra

Sem dúvidas, a pandemia de COVID-19 foi devastadora para milhares de pessoas, tanto em termos de saúde e perdas de vidas, quanto também para a parte econômica. Muitas empresas precisaram fechar as portas, devido ao isolamento social, para conter a propagação do vírus, o que impulsionou negativamente os empresários, seja de negócios pequenos ou empresas grandes.
 
Se o seu caso for realmente de uma empresa falida, saiba que, sim, você pode abrir uma nova empresa. De acordo com a legislação, o empresário que já foi sócio de uma empresa falida tem a permissão para abrir outra empresa, mas isso somente após encerrar todas as obrigações da empresa anterior. Esta é a Lei nº 11.101, de 2005: “o falido fica inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial a partir da decretação da falência e até a sentença que extingue suas obrigações (…)”.
 
Ou seja, não importa o tempo. O mais importante é você quitar todas as dívidas para abrir uma nova empresa. Para isso, você pode recorrer a alguns caminhos, caso não tenha o dinheiro, como abrir empréstimo pessoal para aliviar as dívidas e também conseguir investir no novo negócio.
 
Fonte: Flávia Viana

Voltar

Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

×